About

Powered by BannerFans.com -

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Governo de Ruanda incentiva torcedores a viajar com seleção

dd-2-8d2a4

Por Ismael Sousa

Os “Vespas Juniors”, apelido da seleção sub-17 do país africano, receberam incentivos do governo para a preparação para a Copa do Mundo Sub-17, que acontece no México entre os dias 18 de junho a 10 de julho.

A equipe está se preparando para embarcar para o país da América do Norte e o presidente de Ruanda, Paul Kagame, iniciou campanha denominada “Tujyane Mexico n’Amavubi U-17″, que visa facilitar a emissão de passaportes e a aprovação do visto para ruandeses que desejem visitar o México durante os jogos do mundial da categoria.

Durante coletiva de impressa realizada na última sexta-feira, o secretário do Ministério dos Esportes e Cultura, Jean Pierre Karabaranga, afirmou: “A campanha tem o objetivo de sensibilizar os ruandeses a viajar e incentivar nossa seleção no mundial, rumo ao topo no México”.

Inédito

Ruanda se classificou sem dificuldades para seu primeiro mundial na história. O Campeonato Africano sub-17 foi realizado no país e, por isso, Ruanda começou já na 3ª fase, a de grupos. Pelo Grupo A, ficou em segundo, atrás de Burquina Faso, mas à frente de Senegal e Egito – venceu Burquina Faso e Egito, mas perdeu para os senegaleses.

Nas semifinais, com a classificação ao mundial assegurada, Ruanda bateu Costa do Marfim por 1×0 e chegou à final, diante de Burquina Faso. Porém, os burquinenses venceram por 2×1 e levantaram o troféu do continente pela primeira vez, após dois vices (1999 e 2001).

DSC_0259-3-5e54a

Preparação

Os garotos de Ruanda partiram para França na noite da última terça-feira (5 de abril de 2011), onde vão ficar, por 20 dias, em uma academia de futebol no sul de Paris. A equipe africana ainda vai jogar quatro amistosos no país europeu antes de seguir viagem. O primeiro será no próximo dia 28 de abril, diante da seleção francesa sub-17 (Little Blues ou Pequenos Azuis). Depois, os reservas de PSG, Lyon e Auxerre testarão as promessas ruandesas.

Na sequência, a delegação do país embarca para os Estado Unidos, onde fará a última etapa da preparação, entre os dias 18 de maio de 3 de junho, quando irão rumar para o México.

México 2011

Além de Ruanda, outros três países conseguiram a classificação para o Mundial: Costa do Marfim, Burquina Faso e Congo (não confundir com República Democrática do Congo). Na Oceania, a Nova Zelândia apresentará sua nova safra ao mundo, enquanto que na Ásia Uzbequistão, Coreia do Norte, Austrália e Japão representam o continente. A Concacaf é outra confederação que já tem as seleções definidas. Além do México, sede do torneio, Estados Unidos, Canadá, Panamá e Jamaica conseguiram as quatro vagas da região.

As únicas confederações que ainda não têm todos os participantes definidos são Conmebol e UEFA. No Europeu sub-17, que será disputado na Sérvia, entre 3 e 15 de maio, oito equipes brigam por seis vagas: Dinamarca, Inglaterra, França e Sérvia (Grupo A) e República Checa, Alemanha, Holanda e Romênia (Grupo B).

Leia também: Jovem inglês ajuda zagueiro a “marcar” primeiro gol em dez anos

Já o Sul-Americano sub-17 tem Brasil e Argentina matematicamente no México 2011. A duas rodadas do final do Hexagonal Final, as duas vagas restantes estão entre Uruguai (5 pts), Equador (2 pts), Colômbia e Paraguai (1 pt).

Os 24 países serão divididos em seis grupos de quatro cada. Os dos primeiros de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados por índice técnico avançam para as oitavas-de-final. A grande final marcada para o estádio Azteca (105.064 torcedores), na Cidade do México, histórico palco da seleção principal do México.

Troféus

Os maiores campeões do torneio são Brasil e Nigéria, ambos com três títulos cada. Já os Estados Unidos foram o único país que disputaram todas as edições do torneio (1985-11) – o Brasil tem 12 participações, assim como a Nigéria, uma a menos que os estadunidenses. O francês Florent Sinama-Pongolle é o maior artilheiro da história da competição, com nove gols, em 2001, ano em que também foi escolhido o melhor jogador do torneio.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Futuro do futebol hondurenho brilha na Escócia.

Emilio-Izaguirre-Celtic

Por Ismael Sousa

Emilio Arturo Izaguirre Giron, nascido em Tegucigalpa, capital de Honduras, no dia 10 de maio de 1986, iniciou sua carreira profissional aos 17 anos, pelo Motagua. Em 20 de março de 2003, o lateral-esquerdo fazia sua estreia na 1ª Divisão de Honduras: vitória de 3×0 sobre o Universidad de Danlí, pela liga nacional.

Poucos gols, muito bom futebol

Lances de Izaguirre pelo Montágua

Izaguirre atuou pelo Motagua por sete anos, sendo titular absoluto da equipe. Ao todo, o defensor vestiu a camisa do Ciclone Azul (apelido do clube) em 143 oportunidades, com apenas quatro gols anotados.

O primeiro troféu levantado enquanto Izaguirre esteve no clube, que já venceu 11 vezes, foi o Campeonato Hondurenho, em 2006-07 (Torneo Apertura). Naquele ano, além do topo do país, o Motagua tornou-se campeão da Copa Interclubes UNCAF (América Central) ao vencer o Deportivo Saprissa (Costa Rica), por 1×0, na partida de volta, depois de empate por 1×1.

Seleções

Izaguirre deve ter marcado David Villa (atual Barcelona-ESP) muito bem!

A primeira aparição de Izaguirre na seleção de seu país foi em 2005. Com a camisa de Honduras sub-20, o lateral-esquerdo participou da Copa do Mundo sub-20 daquele ano, na Holanda.

Entretanto, a inexperiência dos atletas hondurenhos – Izaguirre incluso – resultou em pífia campanha. Além de não ter marcado um gol sequer nas partidas contra Espanha, Chile e Marrocos, Honduras ainda levou goleadas de todos eles: 7×0 do Chile, 5×0 para o Marrocos, mas “apenas” 3×0 diante da Espanha – Izaguirre jogou duas partidas, sendo substituído em ambas, por volta dos 30 minutos da segunda etapa. Honduras também teve a pior defesa, com 15 gols sofridos.

Após breve passagem pela seleção olímpica – somente dois jogos –, Izaguirre foi incorporado à seleção principal, em 2007, aos 21 anos. No mesmo ano, disputou a Copa Ouro da Concacaf, desta vez com resultado positivo.

Depois de liderar o Grupo C, à frente de México, Panamá e Cuba, a seleção centro-americana caiu nas quartas-de-final, diante de Guadalupe, por 2×1. Izaguirre também teve sua chance nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010 da Concacaf. Foram 11 partidas – uma como reserva –, oito vitórias e três derrotas, total de 901 minutos em campo. No fim, Honduras voltou a um Mundial, o que não acontecia desde a Espanha 1982.

Na África do Sul, porém, Izaguirre participou de dois dos três jogos de Honduras, que terminaram em vitória adversária (1×0 para o Chile e 2×0 para a Espanha) – como tomou dois cartões amarelos, ficou suspenso para a partida diante da Suiça –, culminando com a eliminação ainda na fase de grupos.

Testes na Europa

Pouco antes de mostrar serviço frente à seleção hondurenha, Izaguirre chegou a desembarcar na Terra da Rainha em busca de oportunidade. Nas duas semanas em que treinou junto do elenco do Ipswich Town (2ª Divisão da Inglaterra), o garoto – na época com 22 anos – impressionou os dirigentes do clube, que tentaram contratá-lo. Porém, problemas no visto de trabalho, que não foi emitido pela Federação Inglesa, impediram a permanência de Izaguirre, que retornou ao país natal.

Em julho de 2010, já tendo disputado a Copa do Mundo, desta vez foi o Toronto FC, clube canadense que disputa a MLS (Major League Soccer) dos Estados Unidos, quem demonstrou interesse em contar com o jogador. Na época, o Rangers, um dos gigantes da Escócia, também tentou adquirir os direitos federativos do atleta. Entretanto, as negociações fracassaram e Izaguirre permaneceu no Motagua.

“Roberto Carlos” Izaguirre!

Único gol do hondurenho na Escócia até o presente momento

Após boas performances na Copa do Mundo, Izaguirre chamou a atenção dos europeus. Em 18 de agosto de 2010, o Celtic (Escócia) anunciou a contratação, por 730 mil euros (ou 600 mil libras) da jovem promessa do futebol hondurenho em seu site oficial.

“O Celtic tem o prazer de anunciar a contratação do lateral-esquerdo Emilio Izaguirre, junto ao Motagua-HON, em um contrato de quatro anos de duração”, estava publicado no site oficial do clube escocês.

O jogador, ao contrário do que muito se esperava, não ficou fadado a esquentar o banco de reservas. Apenas em sua segunda semana de Celtic, Izaguirre foi escalado como titular na partida contra o Motherwell, vitória de 1×0. Ao final do jogo, ele chegou a ser elogiado pelo técnico Neil Lennon:

“Emilio foi fantástico, pensei que estava vendo o Roberto Carlos em campo”, afirmou o comandante, em entrevista.

Leia também: Quem é o maior de Alagoas? – Parte 2

No último dia 30 de outubro, Izaguirre marcou o sexto gol da carreira profissional – incluindo um pela seleção, contra Trinidad & Tobago, em 2 de junho de 2007 –, o primeiro com a camisa do lado verde de Glasgow. Foi contra o St. Johnstone, após erro de saída da zaga adversária.

Na atual temporada da Premier League da Escócia, Izaguirre já atuou 23 vezes, alem de ter dado cinco assistências para gols – dados até 20 de março de 2011. Foram 2070 minutos em campo, o terceiro do elenco que mais jogou.

Vale a pena especificar ainda o valor do passe de Izaguirre. Comprado por apenas 730 mil euros junto ao Motagua, hoje o lateral vale 2,7 milhões de euros, aos 24 anos. O contrato do atleta com o clube escocês vai até 30 de junho de 2014, pouco antes do início da Copa do Mundo do Brasil. Será que até lá, aos 27 anos, ele já terá deixado para trás o status de jovem promessa para se afirmar no futebol europeu e na seleção?

Classificação

Na temporada 2010-11, o Celtic desbanca o rival Rangers e lidera a competição, com 67 pontos em 28 partidas (21v, 4e, 3d). A diferença para os azuis é de dois pontos, a cinco rodadas do final – há ainda uma espécie de 2ª fase, em que todos os 12 clubes da elite se dividem em dois grupos cada (Grupo do Título e Grupo do Descenso), jogando em turno e returno, dentro do grupo, para se definir o campeão da temporada.

O campeão garante vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA 2011-12. O segundo colocado terá de disputar a 3ª fase de qualificação da maior competição interclubes do mundo. O terceiro e quarto colocados entram na 3ª e 2ª fase de qualificação da Liga Europa, respectivamente. O campeão da Copa da Escócia garante vaga na fase de playoffs, última antes dos grupos da Liga Europa – vaga que está entre Celtic, Aberdeen, Motherwell e St. Johnstone, semifinalistas da atual edição.

Futuro do futebol hondurenho brilha na Escócia

Emilio-Izaguirre-Celtic

Por Ismael Sousa

Emilio Arturo Izaguirre Giron, nascido em Tegucigalpa, capital de Honduras, no dia 10 de maio de 1986, iniciou sua carreira profissional aos 17 anos, pelo Motagua. Em 20 de março de 2003, o lateral-esquerdo fazia sua estreia na 1ª Divisão de Honduras: vitória de 3×0 sobre o Universidad de Danlí, pela liga nacional.

Poucos gols, muito bom futebol

Lances de Izaguirre pelo Montágua

Izaguirre atuou pelo Motagua por sete anos, sendo titular absoluto da equipe. Ao todo, o defensor vestiu a camisa do Ciclone Azul (apelido do clube) em 143 oportunidades, com apenas quatro gols anotados.

O primeiro troféu levantado enquanto Izaguirre esteve no clube, que já venceu 11 vezes, foi o Campeonato Hondurenho, em 2006-07 (Torneo Apertura). Naquele ano, além do topo do país, o Motagua tornou-se campeão da Copa Interclubes UNCAF (América Central) ao vencer o Deportivo Saprissa (Costa Rica), por 1×0, na partida de volta, depois de empate por 1×1.

Seleções

Izaguirre deve ter marcado David Villa (atual Barcelona-ESP) muito bem!

A primeira aparição de Izaguirre na seleção de seu país foi em 2005. Com a camisa de Honduras sub-20, o lateral-esquerdo participou da Copa do Mundo sub-20 daquele ano, na Holanda.

Entretanto, a inexperiência dos atletas hondurenhos – Izaguirre incluso – resultou em pífia campanha. Além de não ter marcado um gol sequer nas partidas contra Espanha, Chile e Marrocos, Honduras ainda levou goleadas de todos eles: 7×0 do Chile, 5×0 para o Marrocos, mas “apenas” 3×0 diante da Espanha – Izaguirre jogou duas partidas, sendo substituído em ambas, por volta dos 30 minutos da segunda etapa. Honduras também teve a pior defesa, com 15 gols sofridos.

Após breve passagem pela seleção olímpica – somente dois jogos –, Izaguirre foi incorporado à seleção principal, em 2007, aos 21 anos. No mesmo ano, disputou a Copa Ouro da Concacaf, desta vez com resultado positivo.

Depois de liderar o Grupo C, à frente de México, Panamá e Cuba, a seleção centro-americana caiu nas quartas-de-final, diante de Guadalupe, por 2×1. Izaguirre também teve sua chance nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010 da Concacaf. Foram 11 partidas – uma como reserva –, oito vitórias e três derrotas, total de 901 minutos em campo. No fim, Honduras voltou a um Mundial, o que não acontecia desde a Espanha 1982.

Na África do Sul, porém, Izaguirre participou de dois dos três jogos de Honduras, que terminaram em vitória adversária (1×0 para o Chile e 2×0 para a Espanha) – como tomou dois cartões amarelos, ficou suspenso para a partida diante da Suiça –, culminando com a eliminação ainda na fase de grupos.

Testes na Europa

Pouco antes de mostrar serviço frente à seleção hondurenha, Izaguirre chegou a desembarcar na Terra da Rainha em busca de oportunidade. Nas duas semanas em que treinou junto do elenco do Ipswich Town (2ª Divisão da Inglaterra), o garoto – na época com 22 anos – impressionou os dirigentes do clube, que tentaram contratá-lo. Porém, problemas no visto de trabalho, que não foi emitido pela Federação Inglesa, impediram a permanência de Izaguirre, que retornou ao país natal.

Em julho de 2010, já tendo disputado a Copa do Mundo, desta vez foi o Toronto FC, clube canadense que disputa a MLS (Major League Soccer) dos Estados Unidos, quem demonstrou interesse em contar com o jogador. Na época, o Rangers, um dos gigantes da Escócia, também tentou adquirir os direitos federativos do atleta. Entretanto, as negociações fracassaram e Izaguirre permaneceu no Motagua.

“Roberto Carlos” Izaguirre!

Único gol do hondurenho na Escócia até o presente momento

Após boas performances na Copa do Mundo, Izaguirre chamou a atenção dos europeus. Em 18 de agosto de 2010, o Celtic (Escócia) anunciou a contratação, por 730 mil euros (ou 600 mil libras) da jovem promessa do futebol hondurenho em seu site oficial.

“O Celtic tem o prazer de anunciar a contratação do lateral-esquerdo Emilio Izaguirre, junto ao Motagua-HON, em um contrato de quatro anos de duração”, estava publicado no site oficial do clube escocês.

O jogador, ao contrário do que muito se esperava, não ficou fadado a esquentar o banco de reservas. Apenas em sua segunda semana de Celtic, Izaguirre foi escalado como titular na partida contra o Motherwell, vitória de 1×0. Ao final do jogo, ele chegou a ser elogiado pelo técnico Neil Lennon:

“Emilio foi fantástico, pensei que estava vendo o Roberto Carlos em campo”, afirmou o comandante, em entrevista.

Leia também: Quem é o maior de Alagoas? – Parte 2

No último dia 30 de outubro, Izaguirre marcou o sexto gol da carreira profissional – incluindo um pela seleção, contra Trinidad & Tobago, em 2 de junho de 2007 –, o primeiro com a camisa do lado verde de Glasgow. Foi contra o St. Johnstone, após erro de saída da zaga adversária.

Na atual temporada da Premier League da Escócia, Izaguirre já atuou 23 vezes, alem de ter dado cinco assistências para gols – dados até 20 de março de 2011. Foram 2070 minutos em campo, o terceiro do elenco que mais jogou.

Vale a pena especificar ainda o valor do passe de Izaguirre. Comprado por apenas 730 mil euros junto ao Motagua, hoje o lateral vale 2,7 milhões de euros, aos 24 anos. O contrato do atleta com o clube escocês vai até 30 de junho de 2014, pouco antes do início da Copa do Mundo do Brasil. Será que até lá, aos 27 anos, ele já terá deixado para trás o status de jovem promessa para se afirmar no futebol europeu e na seleção?

Classificação

Na temporada 2010-11, o Celtic desbanca o rival Rangers e lidera a competição, com 67 pontos em 28 partidas (21v, 4e, 3d). A diferença para os azuis é de dois pontos, a cinco rodadas do final – há ainda uma espécie de 2ª fase, em que todos os 12 clubes da elite se dividem em dois grupos cada (Grupo do Título e Grupo do Descenso), jogando em turno e returno, dentro do grupo, para se definir o campeão da temporada.

O campeão garante vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA 2011-12. O segundo colocado terá de disputar a 3ª fase de qualificação da maior competição interclubes do mundo. O terceiro e quarto colocados entram na 3ª e 2ª fase de qualificação da Liga Europa, respectivamente. O campeão da Copa da Escócia garante vaga na fase de playoffs, última antes dos grupos da Liga Europa – vaga que está entre Celtic, Aberdeen, Motherwell e St. Johnstone, semifinalistas da atual edição.

sábado, 2 de abril de 2011

Copa Ouro começa dia 5 de Junho nos EUA.

gold_cup_2011

Por Ismael Sousa

A maior competição entre seleções nacionais da região da Concacaf, a Copa Ouro (Gold Cup, em inglês) 2011, que será nos Estados Unidos, já tem os grupos definidos. É importante ressaltar que o campeão do torneio estará no Brasil, em 2013, representando a Concacaf na Copa das Confederações.

Regulamento: as 12 seleções são divididas em três grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada grupo mais os dois melhores terceiros colocados pelo índice técnico disputam as quartas-de-final. As semifinais acontecem em dia 22 de junho e a grande final será três dias depois, no estádio Rose Bowl, em Pasadena, Los Angeles, que tem capacidade para 91.136 torcedores.

Favoritos: as duas seleções mais vitoriosas da região, México e Estados Unidos, são amplos favoritos a brigar pelo caneco. Terceira força, a Costa Rica pode surpreender.

Estádios da edição 2011, nos Estados Unidos

Grupos

Grupo A: México, Costa Rica, El Salvador e Cuba – Não há chances de zebra. México será o vencedor do grupo, com a Costa Rica na segunda posição. O destaque vai para o mexicano Javier Chicharito, atacante do Manchester United-ING.

Grupo B: Honduras, Guatemala, Jamaica e Granada – grupo mais equilibrado da competição, com aposta em Honduras, atual campeã da América Central, como primeira do grupo. A segunda vaga deve ficar entre Jamaica e Guatemala. Carlos Pavón, 37 anos, autor de 58 gols em 101 jogos com a camisa de Honduras, é o destaque do grupo.

Grupo C: Estados Unidos, Canadá, Panamá e Guadalupe – Sem dúvida, Estados Unidos e Canadá se classificam em primeiro e segundo, respectivamente. Destaque para o goleiro Tim Howard da seleção estadunidense e do Everton-ING.

História

Desde 1991 com o nome de Copa Ouro – entre 1963 e 1989, se chamou Campeonato da Concacaf –, o primeiro campeão foram os Estados Unidos, ao baterem Honduras, nos pênaltis, por 4×3. Entretanto, quem mais ganhou o torneio foi o México, com cinco conquistas (1993, 1996, 1998, 2003 e 2009).

Os Estados Unidos têm quatro canecos (1991, 2002, 2005 e 2007), enquanto o Canadá (2000) fecha o rol de campeões – troféus a partir de 1991.

Torneios Classificatórios

Estados Unidos, México e Canadá se classificaram automaticamente. Por outro lado, as demais seleções tiveram de disputar competições na região para chegar até a Copa Ouro 2011.

Copa Centro-Americana

2011_central_american_cup_logo

As sete seleções (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá) participaram do torneio. Elas foram divididas em dois grupos, um de três e outro de quatro. No Grupo A, com quatro seleções, Panamá e El Salvador foram os dois primeiros e se classificaram para as semifinais. Já no B, Honduras e Costa Rica ficaram à frente da Guatemala e seguiram em frente.

Nas semifinais, Honduras venceu El Salvador por 2×0 e chegou à final, contra a Costa Rica, que eliminou o Panamá (4×2 nos pênaltis). Na grande final, Honduras venceu os costa-riquenhos e foi campeã, com o Panamá terminando na terceira colocação.

Classificados: Honduras, Costa Rica, Panamá, El Salvador e Guatemala (na disputa do quinto lugar, venceu Nicarágua e chegou à Copa Ouro; Belize, eliminada na 1ª fase, não conseguiu a classificação para o torneio, assim como a Nicarágua).

Copa do Caribe

dcc1

O torneio entre as seleções caribenhas tem três fases. Na 1ª etapa, 15 seleções são divididas em três grupos (dois de quatro e um com três). Classificaram-se Porto Rico, São Cristóvão & Névis, Guiana e Dominica (campeões de grupo), além de Suriname e São Vicente (melhores segundos). Na 2ª fase, foram três grupos de quatro países cada, com campeão e vice avançando à 3ª Fase.

Guadalupe, Granada, Trinidad & Tobago, Guiana, Cuba e Antígua & Barbuda se classificaram, juntando-se a Martinica e Jamaica, pré-classificadas à fase final. As oito seleções restantes formaram dois grupos de quatro cada, indo às semifinais Cuba e Granada (Grupo A) e Jamaica e Guadalupe (Grupo B).

Jamaica e Guadalupe fizeram a grande final, eliminando Granada e Cuba, respectivamente, com os Reggae Boyz, apelido da seleção jamaicana, conquistando o título, nos pênaltis, por 5×4.

Classificados: Jamaica, Guadalupe, Cube e Granada.

Brasil na Copa Ouro

Em 1998, o Brasil venceu El Salvador, por 4×0

A seleção brasileira já participou três vezes do torneio da Concacaf. Em 1996, fez sua estreia, terminando com o vice-campeonato, ao perder para o México, por 2×0, na final. Dois anos depois, os brasileiros ficaram em terceiro, caindo nas semifinais, para os Estados Unidos, por 1×0 – Romário foi o vice-artilheiro daquela edição, com três gols.

O Brasil só voltou a figurar na Copa Ouro em 2003, quando o então jovem Kaká ajudou a seleção a conquistar o vice-campeonato, depois de ser derrotada pelo México, por 1×0, na morte súbita (gol de ouro).

Outras seleções convidadas a participar da Copa Ouro: Colômbia (três vezes); Coreia do Sul (duas vezes); Peru, Equador e África do Sul (uma vez).