About

Powered by BannerFans.com -

quarta-feira, 14 de março de 2012

Futebol americano inova e invade praias cariocas

Dos Estados Unidos à orla do Rio de Janeiro, o esporte veio para ficar e já atrai olhares para o campeonato estadual


Por Ismael Sousa

redacao@futeboletc.com



Domingo de manhã andando pela praia de Botafogo é comum ver uma bola oval sendo lançada de um lado para o outro e homens “lutando”, metro a metro, ou melhor, jarda a jarda, tentando conquistar a área adversária. Apresento-lhes o futebol americano de praia ou “beach football”, com as mesmas regras do norte-americano, porém, só de camisa, bermuda, protetor bucal e filtro solar, tipicamente carioca.



O futebol americano carioca vem crescendo e ganhando adeptos mesmo estando associado a um esporte violento e que não recebia tanto interesse da imprensa brasileira. Mas, de 2000 pra cá, o esporte se mostra em evolução técnica e organizacional. Em 2010 foi criado a FeFARJ (Federação de Futebol Americano do Estado do Rio de Janeiro), que assumiu a administração do campeonato estadual, o Carioca Bowl, e da Seleção Carioca de Futebol Americano, contando hoje com 12 equipes masculinas e quatro femininas, associadas.


A AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) deu inicio em 2000 ao Carioca Bowl, o campeonato estadual do Rio de Janeiro, que contava com apenas seis equipes (Reptiles, Mamutes, Leme Holes, Rio Guardians, Tijuca Night Hawks e Barra Fire Birds) e teve como campeão o Rio Guardians, por W.O, depois que o Tijuca Night Hawks desistiu da partida por falta de elenco. Nos anos seguintes, o Botafogo Reptiles dominou o CB e se tornou o maior vencedor do torneio, levando cinco títulos (2002, 2003, 2004, 2005 e 2008). Seguindo o ranking de campeões, América Red Lions e Copacabana Titãs empataram com dois títulos cada, e Copacabana Eagles e RJ Guardians com um cada.


Com o sucesso das últimas edições, os times do Carioca Bowl despertaram a atenção da mídia e começaram a ganhar apoios e patrocínios. Em 2009 o Botafogo anunciou a parceria com os Mamutes, segunda equipe de futebol americano a ser fundada no Rio de Janeiro. A equipe passou a chamar Botafogo Mamutes e passou a sediar seus jogos na praia de Botafogo. “Esperamos que seja uma parceria duradoura e vitoriosa. O Mamutes é um time que está em ascensão. Analisei vários projetos para o futebol americano e o deles era o que mais cabia na filosofia do clube”, disse Jorge Júlio, coordenador do projeto do Departamento de Esportes de Praia do Botafogo.


Diogo de Andrade Braga é jogador dos Falcões e atua como Safety (S). Diogo conta como surgiu o amor por futebol americano e pelos Falcões. “Comecei a me interessar pelo futebol americano quando um amigo meu de São Paulo, me falou para assistir a um jogo da NFL (National Football League). Logo depois comprei uma bola pra brincar na praia com os amigos. Soube que um amigo meu jogava no Falcões, o Purukinho, que me falou para aparecer nos treinos”.


Diogo conta qual a situação atual: “O FA aqui no Rio já está crescendo bastante, não só na areia, mas também na grama, onde já temos patrocínios de grandes clubes como Botafogo, Vasco e Fluminense. Mas ainda espero que o FA de areia seja disputado em um campeonato nacional. Quem sabe um dia teremos uma estrutura igual à NFL?”.


Não só de areia vive o Futebol Americano carioca


Vasco e Fluminense seguiram os passos do Botafogo e fecharam parcerias com equipes que não disputam o Carioca Bowl. Assim surgiram as primeiras equipes ”Fullpads“ do estado, que jogam o tradicional futebol americano, na grama e com toda a proteção obrigatória. O Vasco Patriotas e o Fluminense Imperadores são os representantes do Rio no torneio TouchDown, liga nacional de futebol americano.


O Torneio TouchDown está na sua terceira edição. Organizado pelo André José Adler, jornalista e ex-comentarista da ESPN, é o campeonato nos moldes da NFL. Com as mesmas regras e equipamentos obrigatórios e representantes de cinco estados. O crescimento é observado pelo número de participantes. Em 2009, participaram oito equipes, enquanto em 2010, sete equipes participaram.


Esse ano, ele bateu todas as expectativas e 17 equipes estão na luta na terceira edição do campeonato. O torneio foi dividido em duas conferências, a Walter Camp (homenagem ao “pai do futebol americano” jogador da Universidade de Yale desde 1876 e criador das formações e sistemas do esporte) e a George Halas (“pai da National Footbal League”, o fundador do Chicago Bears e voz ativa na reunião de 1920, que formou a American Professional Football Association, que se tornou a NFL em 1922).