About

Powered by BannerFans.com -

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Governo de Ruanda incentiva torcedores a viajar com seleção

dd-2-8d2a4

Por Ismael Sousa

Os “Vespas Juniors”, apelido da seleção sub-17 do país africano, receberam incentivos do governo para a preparação para a Copa do Mundo Sub-17, que acontece no México entre os dias 18 de junho a 10 de julho.

A equipe está se preparando para embarcar para o país da América do Norte e o presidente de Ruanda, Paul Kagame, iniciou campanha denominada “Tujyane Mexico n’Amavubi U-17″, que visa facilitar a emissão de passaportes e a aprovação do visto para ruandeses que desejem visitar o México durante os jogos do mundial da categoria.

Durante coletiva de impressa realizada na última sexta-feira, o secretário do Ministério dos Esportes e Cultura, Jean Pierre Karabaranga, afirmou: “A campanha tem o objetivo de sensibilizar os ruandeses a viajar e incentivar nossa seleção no mundial, rumo ao topo no México”.

Inédito

Ruanda se classificou sem dificuldades para seu primeiro mundial na história. O Campeonato Africano sub-17 foi realizado no país e, por isso, Ruanda começou já na 3ª fase, a de grupos. Pelo Grupo A, ficou em segundo, atrás de Burquina Faso, mas à frente de Senegal e Egito – venceu Burquina Faso e Egito, mas perdeu para os senegaleses.

Nas semifinais, com a classificação ao mundial assegurada, Ruanda bateu Costa do Marfim por 1×0 e chegou à final, diante de Burquina Faso. Porém, os burquinenses venceram por 2×1 e levantaram o troféu do continente pela primeira vez, após dois vices (1999 e 2001).

DSC_0259-3-5e54a

Preparação

Os garotos de Ruanda partiram para França na noite da última terça-feira (5 de abril de 2011), onde vão ficar, por 20 dias, em uma academia de futebol no sul de Paris. A equipe africana ainda vai jogar quatro amistosos no país europeu antes de seguir viagem. O primeiro será no próximo dia 28 de abril, diante da seleção francesa sub-17 (Little Blues ou Pequenos Azuis). Depois, os reservas de PSG, Lyon e Auxerre testarão as promessas ruandesas.

Na sequência, a delegação do país embarca para os Estado Unidos, onde fará a última etapa da preparação, entre os dias 18 de maio de 3 de junho, quando irão rumar para o México.

México 2011

Além de Ruanda, outros três países conseguiram a classificação para o Mundial: Costa do Marfim, Burquina Faso e Congo (não confundir com República Democrática do Congo). Na Oceania, a Nova Zelândia apresentará sua nova safra ao mundo, enquanto que na Ásia Uzbequistão, Coreia do Norte, Austrália e Japão representam o continente. A Concacaf é outra confederação que já tem as seleções definidas. Além do México, sede do torneio, Estados Unidos, Canadá, Panamá e Jamaica conseguiram as quatro vagas da região.

As únicas confederações que ainda não têm todos os participantes definidos são Conmebol e UEFA. No Europeu sub-17, que será disputado na Sérvia, entre 3 e 15 de maio, oito equipes brigam por seis vagas: Dinamarca, Inglaterra, França e Sérvia (Grupo A) e República Checa, Alemanha, Holanda e Romênia (Grupo B).

Leia também: Jovem inglês ajuda zagueiro a “marcar” primeiro gol em dez anos

Já o Sul-Americano sub-17 tem Brasil e Argentina matematicamente no México 2011. A duas rodadas do final do Hexagonal Final, as duas vagas restantes estão entre Uruguai (5 pts), Equador (2 pts), Colômbia e Paraguai (1 pt).

Os 24 países serão divididos em seis grupos de quatro cada. Os dos primeiros de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados por índice técnico avançam para as oitavas-de-final. A grande final marcada para o estádio Azteca (105.064 torcedores), na Cidade do México, histórico palco da seleção principal do México.

Troféus

Os maiores campeões do torneio são Brasil e Nigéria, ambos com três títulos cada. Já os Estados Unidos foram o único país que disputaram todas as edições do torneio (1985-11) – o Brasil tem 12 participações, assim como a Nigéria, uma a menos que os estadunidenses. O francês Florent Sinama-Pongolle é o maior artilheiro da história da competição, com nove gols, em 2001, ano em que também foi escolhido o melhor jogador do torneio.

0 comentários: