About

Powered by BannerFans.com -

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Glossário do Basquetebol parte 1


Por Renato Magalhães

O que é uma enterrada? Um turnover? E um double double? Não sabe? Então, este é um guia para leigos que querem aprender sobre as nomenclaturas do basquetebol para um melhor entendimento do jogo, tanto jogando quanto assistindo.

O movimento mais básico do basquetebol, depois do passe, é o drible. Diferente do futebol, onde o drible é enganar o adversário, no basquetebol é simples ato de quicar a bola no chão. Lembrando que NÃO se pode driblar a bola, segurar a mesma e voltar a driblar. Essa é a infração conhecida como dois dribles.



Enterrada é o simples ato de enterrar a bola. Pode ser chamado de cravada, socada e outros nomes. Enterrar a bola requer altura e/ou uma boa impulsão. Desta forma, não são apenas os jogadores mais altos que conseguem enterrar.




Frequentemente ouvimos que aconteceu um Turnover (parte de “turn over the ball”) no jogo. Um Turnover é basicamente um erro da equipe A que, por conta desse erro, dará a posse de bola para o time B, o time adversário.

Existem Double Double, Triple Double e Quad Double. Esses números fazem parte das estatísticas do jogo, que servem pra mostrar o desempenho do jogador naquela partida e ao longo daquela competição. Nesta contagem são considerados todos os fundamentos (pontos, rebotes, assistências, tocos etc), mas para uma estatística ser considerada double, a numeração tem que ter quaisquer dois dígitos (desta forma, são sempre a partir de dez) e não necessariamente serem todos iguais. Assim, por exemplo, um Double Double pode ser de 20 pontos e 13 rebotes.

Realizar um Triple Double é conseguir dois dígitos em três fundamentos. Vale lembrar que o Triple Double é difícil de se atingir, devido ao dinamismo do jogo e das frequentes substituições que são feitas.

Um Quad Double é muito raro de acontecer e é conseguir dois dígitos em quatro fundamentos. 10 pontos, 10 rebotes, 10 assistências e 10 roubadas de bola, por exemplo, e tudo isso em 40 minutos e com outros 9 jogadores em quadra e apenas uma bola. Muita coisa, não?


Esses são apenas 4 aspectos de um jogo muito vasto, onde a criatividade é a palavra mágica.

0 comentários: