About

Powered by BannerFans.com -

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Futuro do futebol hondurenho brilha na Escócia.

Emilio-Izaguirre-Celtic

Por Ismael Sousa

Emilio Arturo Izaguirre Giron, nascido em Tegucigalpa, capital de Honduras, no dia 10 de maio de 1986, iniciou sua carreira profissional aos 17 anos, pelo Motagua. Em 20 de março de 2003, o lateral-esquerdo fazia sua estreia na 1ª Divisão de Honduras: vitória de 3×0 sobre o Universidad de Danlí, pela liga nacional.

Poucos gols, muito bom futebol

Lances de Izaguirre pelo Montágua

Izaguirre atuou pelo Motagua por sete anos, sendo titular absoluto da equipe. Ao todo, o defensor vestiu a camisa do Ciclone Azul (apelido do clube) em 143 oportunidades, com apenas quatro gols anotados.

O primeiro troféu levantado enquanto Izaguirre esteve no clube, que já venceu 11 vezes, foi o Campeonato Hondurenho, em 2006-07 (Torneo Apertura). Naquele ano, além do topo do país, o Motagua tornou-se campeão da Copa Interclubes UNCAF (América Central) ao vencer o Deportivo Saprissa (Costa Rica), por 1×0, na partida de volta, depois de empate por 1×1.

Seleções

Izaguirre deve ter marcado David Villa (atual Barcelona-ESP) muito bem!

A primeira aparição de Izaguirre na seleção de seu país foi em 2005. Com a camisa de Honduras sub-20, o lateral-esquerdo participou da Copa do Mundo sub-20 daquele ano, na Holanda.

Entretanto, a inexperiência dos atletas hondurenhos – Izaguirre incluso – resultou em pífia campanha. Além de não ter marcado um gol sequer nas partidas contra Espanha, Chile e Marrocos, Honduras ainda levou goleadas de todos eles: 7×0 do Chile, 5×0 para o Marrocos, mas “apenas” 3×0 diante da Espanha – Izaguirre jogou duas partidas, sendo substituído em ambas, por volta dos 30 minutos da segunda etapa. Honduras também teve a pior defesa, com 15 gols sofridos.

Após breve passagem pela seleção olímpica – somente dois jogos –, Izaguirre foi incorporado à seleção principal, em 2007, aos 21 anos. No mesmo ano, disputou a Copa Ouro da Concacaf, desta vez com resultado positivo.

Depois de liderar o Grupo C, à frente de México, Panamá e Cuba, a seleção centro-americana caiu nas quartas-de-final, diante de Guadalupe, por 2×1. Izaguirre também teve sua chance nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010 da Concacaf. Foram 11 partidas – uma como reserva –, oito vitórias e três derrotas, total de 901 minutos em campo. No fim, Honduras voltou a um Mundial, o que não acontecia desde a Espanha 1982.

Na África do Sul, porém, Izaguirre participou de dois dos três jogos de Honduras, que terminaram em vitória adversária (1×0 para o Chile e 2×0 para a Espanha) – como tomou dois cartões amarelos, ficou suspenso para a partida diante da Suiça –, culminando com a eliminação ainda na fase de grupos.

Testes na Europa

Pouco antes de mostrar serviço frente à seleção hondurenha, Izaguirre chegou a desembarcar na Terra da Rainha em busca de oportunidade. Nas duas semanas em que treinou junto do elenco do Ipswich Town (2ª Divisão da Inglaterra), o garoto – na época com 22 anos – impressionou os dirigentes do clube, que tentaram contratá-lo. Porém, problemas no visto de trabalho, que não foi emitido pela Federação Inglesa, impediram a permanência de Izaguirre, que retornou ao país natal.

Em julho de 2010, já tendo disputado a Copa do Mundo, desta vez foi o Toronto FC, clube canadense que disputa a MLS (Major League Soccer) dos Estados Unidos, quem demonstrou interesse em contar com o jogador. Na época, o Rangers, um dos gigantes da Escócia, também tentou adquirir os direitos federativos do atleta. Entretanto, as negociações fracassaram e Izaguirre permaneceu no Motagua.

“Roberto Carlos” Izaguirre!

Único gol do hondurenho na Escócia até o presente momento

Após boas performances na Copa do Mundo, Izaguirre chamou a atenção dos europeus. Em 18 de agosto de 2010, o Celtic (Escócia) anunciou a contratação, por 730 mil euros (ou 600 mil libras) da jovem promessa do futebol hondurenho em seu site oficial.

“O Celtic tem o prazer de anunciar a contratação do lateral-esquerdo Emilio Izaguirre, junto ao Motagua-HON, em um contrato de quatro anos de duração”, estava publicado no site oficial do clube escocês.

O jogador, ao contrário do que muito se esperava, não ficou fadado a esquentar o banco de reservas. Apenas em sua segunda semana de Celtic, Izaguirre foi escalado como titular na partida contra o Motherwell, vitória de 1×0. Ao final do jogo, ele chegou a ser elogiado pelo técnico Neil Lennon:

“Emilio foi fantástico, pensei que estava vendo o Roberto Carlos em campo”, afirmou o comandante, em entrevista.

Leia também: Quem é o maior de Alagoas? – Parte 2

No último dia 30 de outubro, Izaguirre marcou o sexto gol da carreira profissional – incluindo um pela seleção, contra Trinidad & Tobago, em 2 de junho de 2007 –, o primeiro com a camisa do lado verde de Glasgow. Foi contra o St. Johnstone, após erro de saída da zaga adversária.

Na atual temporada da Premier League da Escócia, Izaguirre já atuou 23 vezes, alem de ter dado cinco assistências para gols – dados até 20 de março de 2011. Foram 2070 minutos em campo, o terceiro do elenco que mais jogou.

Vale a pena especificar ainda o valor do passe de Izaguirre. Comprado por apenas 730 mil euros junto ao Motagua, hoje o lateral vale 2,7 milhões de euros, aos 24 anos. O contrato do atleta com o clube escocês vai até 30 de junho de 2014, pouco antes do início da Copa do Mundo do Brasil. Será que até lá, aos 27 anos, ele já terá deixado para trás o status de jovem promessa para se afirmar no futebol europeu e na seleção?

Classificação

Na temporada 2010-11, o Celtic desbanca o rival Rangers e lidera a competição, com 67 pontos em 28 partidas (21v, 4e, 3d). A diferença para os azuis é de dois pontos, a cinco rodadas do final – há ainda uma espécie de 2ª fase, em que todos os 12 clubes da elite se dividem em dois grupos cada (Grupo do Título e Grupo do Descenso), jogando em turno e returno, dentro do grupo, para se definir o campeão da temporada.

O campeão garante vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA 2011-12. O segundo colocado terá de disputar a 3ª fase de qualificação da maior competição interclubes do mundo. O terceiro e quarto colocados entram na 3ª e 2ª fase de qualificação da Liga Europa, respectivamente. O campeão da Copa da Escócia garante vaga na fase de playoffs, última antes dos grupos da Liga Europa – vaga que está entre Celtic, Aberdeen, Motherwell e St. Johnstone, semifinalistas da atual edição.

0 comentários: