About

Powered by BannerFans.com -

sábado, 2 de abril de 2011

Copa Ouro começa dia 5 de Junho nos EUA.

gold_cup_2011

Por Ismael Sousa

A maior competição entre seleções nacionais da região da Concacaf, a Copa Ouro (Gold Cup, em inglês) 2011, que será nos Estados Unidos, já tem os grupos definidos. É importante ressaltar que o campeão do torneio estará no Brasil, em 2013, representando a Concacaf na Copa das Confederações.

Regulamento: as 12 seleções são divididas em três grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada grupo mais os dois melhores terceiros colocados pelo índice técnico disputam as quartas-de-final. As semifinais acontecem em dia 22 de junho e a grande final será três dias depois, no estádio Rose Bowl, em Pasadena, Los Angeles, que tem capacidade para 91.136 torcedores.

Favoritos: as duas seleções mais vitoriosas da região, México e Estados Unidos, são amplos favoritos a brigar pelo caneco. Terceira força, a Costa Rica pode surpreender.

Estádios da edição 2011, nos Estados Unidos

Grupos

Grupo A: México, Costa Rica, El Salvador e Cuba – Não há chances de zebra. México será o vencedor do grupo, com a Costa Rica na segunda posição. O destaque vai para o mexicano Javier Chicharito, atacante do Manchester United-ING.

Grupo B: Honduras, Guatemala, Jamaica e Granada – grupo mais equilibrado da competição, com aposta em Honduras, atual campeã da América Central, como primeira do grupo. A segunda vaga deve ficar entre Jamaica e Guatemala. Carlos Pavón, 37 anos, autor de 58 gols em 101 jogos com a camisa de Honduras, é o destaque do grupo.

Grupo C: Estados Unidos, Canadá, Panamá e Guadalupe – Sem dúvida, Estados Unidos e Canadá se classificam em primeiro e segundo, respectivamente. Destaque para o goleiro Tim Howard da seleção estadunidense e do Everton-ING.

História

Desde 1991 com o nome de Copa Ouro – entre 1963 e 1989, se chamou Campeonato da Concacaf –, o primeiro campeão foram os Estados Unidos, ao baterem Honduras, nos pênaltis, por 4×3. Entretanto, quem mais ganhou o torneio foi o México, com cinco conquistas (1993, 1996, 1998, 2003 e 2009).

Os Estados Unidos têm quatro canecos (1991, 2002, 2005 e 2007), enquanto o Canadá (2000) fecha o rol de campeões – troféus a partir de 1991.

Torneios Classificatórios

Estados Unidos, México e Canadá se classificaram automaticamente. Por outro lado, as demais seleções tiveram de disputar competições na região para chegar até a Copa Ouro 2011.

Copa Centro-Americana

2011_central_american_cup_logo

As sete seleções (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá) participaram do torneio. Elas foram divididas em dois grupos, um de três e outro de quatro. No Grupo A, com quatro seleções, Panamá e El Salvador foram os dois primeiros e se classificaram para as semifinais. Já no B, Honduras e Costa Rica ficaram à frente da Guatemala e seguiram em frente.

Nas semifinais, Honduras venceu El Salvador por 2×0 e chegou à final, contra a Costa Rica, que eliminou o Panamá (4×2 nos pênaltis). Na grande final, Honduras venceu os costa-riquenhos e foi campeã, com o Panamá terminando na terceira colocação.

Classificados: Honduras, Costa Rica, Panamá, El Salvador e Guatemala (na disputa do quinto lugar, venceu Nicarágua e chegou à Copa Ouro; Belize, eliminada na 1ª fase, não conseguiu a classificação para o torneio, assim como a Nicarágua).

Copa do Caribe

dcc1

O torneio entre as seleções caribenhas tem três fases. Na 1ª etapa, 15 seleções são divididas em três grupos (dois de quatro e um com três). Classificaram-se Porto Rico, São Cristóvão & Névis, Guiana e Dominica (campeões de grupo), além de Suriname e São Vicente (melhores segundos). Na 2ª fase, foram três grupos de quatro países cada, com campeão e vice avançando à 3ª Fase.

Guadalupe, Granada, Trinidad & Tobago, Guiana, Cuba e Antígua & Barbuda se classificaram, juntando-se a Martinica e Jamaica, pré-classificadas à fase final. As oito seleções restantes formaram dois grupos de quatro cada, indo às semifinais Cuba e Granada (Grupo A) e Jamaica e Guadalupe (Grupo B).

Jamaica e Guadalupe fizeram a grande final, eliminando Granada e Cuba, respectivamente, com os Reggae Boyz, apelido da seleção jamaicana, conquistando o título, nos pênaltis, por 5×4.

Classificados: Jamaica, Guadalupe, Cube e Granada.

Brasil na Copa Ouro

Em 1998, o Brasil venceu El Salvador, por 4×0

A seleção brasileira já participou três vezes do torneio da Concacaf. Em 1996, fez sua estreia, terminando com o vice-campeonato, ao perder para o México, por 2×0, na final. Dois anos depois, os brasileiros ficaram em terceiro, caindo nas semifinais, para os Estados Unidos, por 1×0 – Romário foi o vice-artilheiro daquela edição, com três gols.

O Brasil só voltou a figurar na Copa Ouro em 2003, quando o então jovem Kaká ajudou a seleção a conquistar o vice-campeonato, depois de ser derrotada pelo México, por 1×0, na morte súbita (gol de ouro).

Outras seleções convidadas a participar da Copa Ouro: Colômbia (três vezes); Coreia do Sul (duas vezes); Peru, Equador e África do Sul (uma vez).

0 comentários: