About

Powered by BannerFans.com -

domingo, 27 de março de 2011

Governo tenta mudar tradição de 60 anos da Venezuela.



Por Ismael Sousa

O vice-presidente da Federação Venezuelana de Futebol (FVF), Laureano González, criticou a insistência do governo junto ao Ministério dos Esportes da Venezuela em querer trocar a cor do uniforme vinho, que já vem sendo usado há 60 anos, para um uniforme tricolor, com as cores do país: azul, vermelho e amarelo

“Para este ciclo, até a Copa do Mundo no Brasil, a seleção está registrada como vinho – que é a mistura das cores da bandeira do país – na FIFA e não pode ser mudado. Não são apenas acordos comerciais com a Adidas e outras marcas, mas um acordo completo”, explicou González à imprensa do país.

”Se você decidir que quer mudar, teríamos ir a FIFA e pedir a permissão da Colômbia e do Equador, que já utilizam essas cores. Muitos anos atrás, a Colômbia teve que pedir esse favor ao Equador. E, no caso de a Venezuela jogar contra estas seleções, não poderíamos usar o tricolor “.

Cores diferentes

A seleção venezuelana é apenas uma dentre as que utilizam cores diferentes das de sua bandeira. A seleção da Itália, por exemplo, utiliza o azul, embora a bandeira tenha as cores verde, branco e vermelho. O motivo é a bandeira azul da família real de Sabóia, rei da Itália após a unificação do país.

A Holanda, cuja bandeira tem branco, azul e vermelho, é outro caso. A “Laranja Mecânica” tem essa cor por causa da família real da Holanda, uma recordação da luta dos Países Baixos contra a Espanha.

A laranja era a cor principal do brasão de armas de Guilherme de Orange, líder da rebelião contra o Rei Filipe II de Espanha, El Prudente, que, em 1568, levou à Guerra dos 80 anos. Uma vez que o conflito terminou, em 1648, sete províncias, chamadas Províncias Unidas, que deram origem à Holanda, ganharam a independência da Espanha.

0 comentários: