Por Mark Pochine
Bem vindos a essa seção que
vai abordar os esportes do lado de cima do nosso continente, e como não podia
ser, não vamos deixar de fora a Nascar, um dos esportes automobilísticos mais
famosos e competitivos do mundo inteiro. Muita gente pode ver e pensar que é só
correr nos ovais e não há emoção nenhuma. E isso é bastante errado, mas com
essa pequena introdução vamos explicar pra vocês como são as provas, as
categorias principais, formas de pontuação, e como alcançar o campeonato! Vamos
começar justamente por esse questão das pistas e provas.
Pistas e Provas
Muita gente acha que na Nascar
só existe os circuitos ovais, por conta de anos de pouca influencia do esporte
no Brasil, e de pouca informação também. O que não é totalmente mentira, pois
mais de 30 provas da Nascar são em circuitos ovais. Porém existem sim,
circuitos mistos, e que são bastante disputados pois é um esforço fisico
totalmente diferente do que eles estão acostumados nos ovais.
![]() |
Nascar e suas pistas ovais |
Por ser oval, muita gente acha
que a competição é pouca, ou a Nascar só é famosa pelas batidas. Muito se
enganam, pois a Nascar é uma das categorias automobilísticas com mais índice de
ultrapassagens e vitórias de pilotos diferentes ao longo do campeonato em todas
as suas 3 categorias internas. E falando
em campeonato e categorias...
Campeoato e Categorias Internas
Muita gente que a Nascar é o
nome da categoria em si, mas é o nome da associação, e significa The National
Association of Stock Car Auto Racing. Por ser uma associação, existem
categorias internas, e são três as mais conhecidas, que funcionam quase como um
sistema de divisões:

-Os 10 melhores na classificação
geral são escolhidos;
-Os 2 últimos escolhidos, são os
wildcards, que nem existe na maior parte dos esportes americanos. Esses
wildcards são escolhidos entre os pilotos da 11ª e da 20ª colocação e podem ser
definidos de 3 maneiras. A primeira é simples, se a partir do 11º colocado na
classificação geral depois de 26 corridas não tiver nenhuma vitória, o 11º e o
12º colocados são os wildcards. Se a partir do 11º houver um piloto com uma
vitoria, por exemplo, na 19ª colocação, esse piloto na 19ª colocação será o
primeiro wildcard, e se não houver outro piloto com vitorias, o 11º colocado
será o segundo wildcard. E a terceira também segue o padrão de vitórias. Se
houver 2 pilotos a partir da 11ª colocação com vitórias, esses 2 pilotos vão ser
wildcards.
Decididos os 12 pilotos, vamos
para o segundo estágio da competição, que se chama Chase. O Chase são 10
corridas praticamente semanais, levando os pilotos a dar o seu melhor. Ao fim
dessas 10 corridas, o piloto com mais pontos, não importando vitorias, é o
vencedor da Sprint Cup Series.
Nationwide Series: Considerada uma das divisões de
acesso a Sprint Cup Series, a Nationwide reune pilotos com grande potencial
para atingir a Sprint Cup mas são novatos e não conhecem o esquema da Nascar.
Também reune pilotos que não se acostumaram ao ritmo da Sprint Cup e se sentem
confortáveis com essa categoria abaixo da principal, pois é mais leve do que a
Sprint Cup. O sistema de pontuação é o mesmo que o da categoria acima, porem o
campeonato é bem mais fácil de se alcançar. Não existe um ‘Chase’ que nem na
Sprint Cup, é uma temporada completa, em somente um estágio, onde no fim de
todas as corridas, o piloto com mais pontos é o vencedor da Nationwide Series.
Camping Truck Series: A ultima divisão dentre as
principais da Nascar, a Camping Truck reune também carros stocks, mas
diferentemente de serem carros convencionais, e como o próprio nome diz, é uma
categoria voltada para Trucks (pequenas caminhotes). Se fossemos colocar entre
divisões, a Camping truck seria a terceira divisão da Nascar, pois o
funcionamento do carro e a pilotagem de um truck é totalmente diferente, então
para ele se acostumar a Sprint Cup, ele teria que passar pela Nationwide, para
se acostumar a um novo estilo de carro. Assim como a Nationwide, o esquema de
campeonato é o mesmo: no fim de todas as corridas, o piloto com mais pontos é o
vencedor da Camping Truck Series. Atualmente temos dois brasileiros na Camping
Truck. Nelsinho Piquet, ex-piloto da Formula 1, onde corre oficialmente pela
categoria desde o ano passado. E Miguel Paludo, ex-piloto da categoria GT3
brasileira, que correu algumas corridas em 2010, mas oficialmente começou a
correr na Nascar em 2011.
Em breve, vamos trazer a segunda parte, da introdução a Nascar.
Em breve, vamos trazer a segunda parte, da introdução a Nascar.
0 comentários:
Postar um comentário