About

Powered by BannerFans.com -

domingo, 10 de junho de 2012

O fantástico mundo da Nascar


Por Mark Pochine

Bem vindos a essa seção que vai abordar os esportes do lado de cima do nosso continente, e como não podia ser, não vamos deixar de fora a Nascar, um dos esportes automobilísticos mais famosos e competitivos do mundo inteiro. Muita gente pode ver e pensar que é só correr nos ovais e não há emoção nenhuma. E isso é bastante errado, mas com essa pequena introdução vamos explicar pra vocês como são as provas, as categorias principais, formas de pontuação, e como alcançar o campeonato! Vamos começar justamente por esse questão das pistas e provas.

Pistas e Provas

Muita gente acha que na Nascar só existe os circuitos ovais, por conta de anos de pouca influencia do esporte no Brasil, e de pouca informação também. O que não é totalmente mentira, pois mais de 30 provas da Nascar são em circuitos ovais. Porém existem sim, circuitos mistos, e que são bastante disputados pois é um esforço fisico totalmente diferente do que eles estão acostumados nos ovais.

Nascar e suas pistas ovais
O calendário da Nascar é extenso: começa geralmente no fim de Fevereiro e vai até a metade do mês de Novembro. Cada prova, tem uma média de duração de 2 horas já sendo considerado uma prova de endurance até, mas as verdadeiras provas de endurance da nascar chegam a ter 4 horas de duração.

Por ser oval, muita gente acha que a competição é pouca, ou a Nascar só é famosa pelas batidas. Muito se enganam, pois a Nascar é uma das categorias automobilísticas com mais índice de ultrapassagens e vitórias de pilotos diferentes ao longo do campeonato em todas as suas 3 categorias internas.  E falando em campeonato e categorias...



Campeoato e Categorias Internas

Muita gente que a Nascar é o nome da categoria em si, mas é o nome da associação, e significa The National Association of Stock Car Auto Racing. Por ser uma associação, existem categorias internas, e são três as mais conhecidas, que funcionam quase como um sistema de divisões:



Sprint Cup Series:  é a divisão profissional da Nascar. Os melhores pilotos estão na Sprint Cup, sendo a categoria de elite. O campeonato funciona em dois estágios. O primeiro estágio consiste de 26 corridas quase semanais, onde são classificados 12 pilotos para o segundo estágio. Esses 12 pilotos são escolhidos da seguinte forma:
           -Os 10 melhores na classificação geral são escolhidos;

           -Os 2 últimos escolhidos, são os wildcards, que nem existe na maior parte dos esportes americanos. Esses wildcards são escolhidos entre os pilotos da 11ª e da 20ª colocação e podem ser definidos de 3 maneiras. A primeira é simples, se a partir do 11º colocado na classificação geral depois de 26 corridas não tiver nenhuma vitória, o 11º e o 12º colocados são os wildcards. Se a partir do 11º houver um piloto com uma vitoria, por exemplo, na 19ª colocação, esse piloto na 19ª colocação será o primeiro wildcard, e se não houver outro piloto com vitorias, o 11º colocado será o segundo wildcard. E a terceira também segue o padrão de vitórias. Se houver 2 pilotos a partir da 11ª colocação com vitórias, esses 2 pilotos vão ser wildcards.

Decididos os 12 pilotos, vamos para o segundo estágio da competição, que se chama Chase. O Chase são 10 corridas praticamente semanais, levando os pilotos a dar o seu melhor. Ao fim dessas 10 corridas, o piloto com mais pontos, não importando vitorias, é o vencedor da Sprint Cup Series.


Nationwide Series: Considerada uma das divisões de acesso a Sprint Cup Series, a Nationwide reune pilotos com grande potencial para atingir a Sprint Cup mas são novatos e não conhecem o esquema da Nascar. Também reune pilotos que não se acostumaram ao ritmo da Sprint Cup e se sentem confortáveis com essa categoria abaixo da principal, pois é mais leve do que a Sprint Cup. O sistema de pontuação é o mesmo que o da categoria acima, porem o campeonato é bem mais fácil de se alcançar. Não existe um ‘Chase’ que nem na Sprint Cup, é uma temporada completa, em somente um estágio, onde no fim de todas as corridas, o piloto com mais pontos é o vencedor da Nationwide Series.

 Camping Truck Series: A ultima divisão dentre as principais da Nascar, a Camping Truck reune também carros stocks, mas diferentemente de serem carros convencionais, e como o próprio nome diz, é uma categoria voltada para Trucks (pequenas caminhotes). Se fossemos colocar entre divisões, a Camping truck seria a terceira divisão da Nascar, pois o funcionamento do carro e a pilotagem de um truck é totalmente diferente, então para ele se acostumar a Sprint Cup, ele teria que passar pela Nationwide, para se acostumar a um novo estilo de carro. Assim como a Nationwide, o esquema de campeonato é o mesmo: no fim de todas as corridas, o piloto com mais pontos é o vencedor da Camping Truck Series. Atualmente temos dois brasileiros na Camping Truck. Nelsinho Piquet, ex-piloto da Formula 1, onde corre oficialmente pela categoria desde o ano passado. E Miguel Paludo, ex-piloto da categoria GT3 brasileira, que correu algumas corridas em 2010, mas oficialmente começou a correr na Nascar em 2011.

Em breve, vamos trazer a segunda parte, da introdução a Nascar.

0 comentários: